Hipotireoidismo Alimentos Que Devem Ser Evitados

Hipotireoidismo alimentos que devem ser evitados

Quem sofre de hipotireoidismo deve evitar alimentos que prejudicam o funcionamento da tireoide. Tais alimentos dificultam a produção dos hormônios T3 e T4, os chamados hormônios tireoidianos. Para saber quais são esses alimentos e ver demais dicas para manter a saúde da tireoide em dia, confira nosso post.

24 alimentos que devem ser evitados por quem tem hipotireoidismo

Quem tem hipotireoidismo deve evitar todos esses alimentos no dia a dia, pois essa é uma condição básica para evitar o agravamento dessa doença e fazer que os medicamentos prescritos apresentem os melhores resultados. Anote todos esses alimentos e evite ao máximo o consumo deles:

1 – Grãos de soja

2 – Tofu (queijo de soja)

3 – Leite de soja

4 – Missô (pasta à base de soja)

5 – Molho shoyu

6 – Proteína de soja

7 – Doces em geral (mousses, bolos, chocolate, sorvete etc.)

8 – Alimentos preparados com farinha de trigo tradicional (bolos, tortas, pão branco, macarrão, pizza, lasanha, nhoque etc.)

9 – Salgadinhos industrializados

10 – Bolachas industrializadas

11 – Óleos vegetais (milho, canola, soja, margarina etc.)

12 – Batata frita

13 – Molhos industrializados

14 – Maionese e ketchup

15 – Cereais matinais

16 – Carnes gordurosas (bovina, suína e frango com pele)

17 – Brócolis cru

18 – Repolho cru

19 – Couve-manteiga crua

20 – Couve-flor crua

21 – Folhas de mostarda cruas

22 – Espinafre cru

23 – Refrigerantes em geral

24 – Bebidas alcoólicas

No caso dos vegetais mencionados, pessoas que têm hipotireoidismo devem consumi-los apenas quando estiverem bem cozidos. O motivo dessa recomendação é que esses vegetais, quando crus, possuem o chamado efeito goitrogênico, que agrava o quadro de hipotireoidismo.

Quais os alimentos indicados para hipotireoidismo?

Além de saber quais alimentos devem ser evitados por quem tem hipotireoidismo é necessário estar por dentro de quais são os alimentos mais indicados para quem tem esse problema:

  • Castanha-do-pará;
  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Bacalhau;
  • Camarão;
  • Algas marinhas;
  • Frutos do mar;
  • Sal fortificado com iodo;
  • Manteiga (não margarina);
  • Aspargos;
  • Abacaxi;
  • Alcachofras;
  • Arroz integral;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Feijão.

Todos esses alimentos devem ser inseridos no cardápio semanal de modo que eles sejam consumidos com frequência.

Como preparar alimentos indicados para quem tem hipotireoidismo

Além de ver todos os alimentos que devem ser evitados nos casos de quem tem hipotireoidismo e de conhecer quais são os alimentos indicados para tratamento desse problema é necessário aprender as melhores maneiras de preparar os alimentos recomendados. Vejamos.

Peixe ensopado

Um dos melhores pratos para quem tem hipotireoidismo são os ensopados com peixes de águas salgadas (sardinha, salmão, atum etc.). Tais peixes são ricos em iodo e, prepará-los no formato de ensopado deixa a refeição ainda mais saudável e nutritiva. Os peixes devem ser sempre com ingredientes totalmente naturais, podendo incluir tomate, batatas, pimentão, cenoura, alho, cebola, azeite de oliva etc. O ideal é ingerir esse ensopado com peixe ao menos 1 vez por semana.

Outra dica essencial é priorizar o consumo de peixes (assados ou grelhados) no lugar de carnes vermelhas. Esse simples hábito também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e funciona como um aliado do equilíbrio hormonal.

Castanha-do-pará salpicada no arroz

Para quem já sabe os alimentos que devem ser evitados quanto ao hipotireoidismo, além de eliminá-los do cardápio, é preciso se acostumar a ingerir castanha-do-pará com frequência, pois esse alimento rico em selênio é um dos maiores amigos da tireoide.

A melhor maneira de aumentar o consumo de castanha-do-pará no dia a dia é cortá-las em pedaços pequenos e usá-las para salpicar o arroz depois de pronto, especialmente no almoço. Outra maneira de consumir castanha-do-pará nas refeições é usá-las picadas no tempero de saladas de folhas ou legumes, saladas de frutas, iogurte natural etc.

Alimentos integrais

Entre os alimentos evitados por quem tem hipotireoidismo os principais são aqueles feitos com farinha de trigo e também arroz branco, macarrão tradicional e pão branco. Logo, a recomendação é substituir a farinha branca e arroz branco pelas opções integrais. Além disso, também é recomendado reduzir a quantidade de arroz, pães e macarrão durante as refeições.

Outras maneiras de preservar a saúde da tireoide

Hipotireoidismo alimentos que devem ser evitados

Depois de anotar todos os alimentos que devem ser evitados por quem tem hipotireoidismo e aqueles que devem ser consumidos semanalmente, veja outras maneiras de melhorar a saúde da tireoide e auxiliar no equilíbrio dos hormônios produzidos por essa glândula.

Alimentos orgânicos

Para que a saúde da tireoide saia ganhando, outro cuidado essencial é adotar o consumo de alimentos orgânicos, ou seja, aqueles que não contêm nenhum tipo de agrotóxico ou defensivos agrícolas. Esse cuidado básico é de imensa ajuda para o sistema endócrino, beneficiando o equilíbrio dos hormônios e a saúde como um todo.

Beber bastante água

Para facilitar o bom desempenho das células, melhorar o sistema imunológico e aumentar o desempenho do sistema endócrino, é fundamental que o corpo esteja bem hidratado. Não é por acaso que os médicos recomendam consumir 2 litros de água todos os dias e demais bebidas saudáveis como sucos naturais, chás, água de coco etc.

Praticar exercícios físicos

Todas as pessoas que sofrem com problemas na tireoide, seja hipotireoidismo ou hipertireoidismo, devem praticar exercícios físicos como forma de tratamento. O motivo é que quando fazemos atividade física, são liberadas inúmeras substâncias que contribuem para a sensação de bem-estar. Esse efeito é capaz de trazer diversos benefícios, tais como:

  • Redução dos níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Diminuição dos níveis glicêmicos (combate e prevenção do diabetes);
  • Redução do peso;
  • Alívio dos sintomas relacionados à depressão (muito comuns nos casos de quem tem hipotireoidismo).

Uso de suplementos

Por mais que as pessoas saibam sobre os alimentos que devem ser evitados por quem tem hipotireoidismo, nem sempre isso faz que o organismo recupere o equilíbrio hormonal. Muitas vezes é necessário uso de suplementos para repor os níveis de iodo ou de determinados tipos de vitaminas e minerais no organismo que nem sempre são totalmente absorvidas por meio da alimentação.

Após conferir todas essas informações sobre os alimentos que devem ser evitados nos casos de hipotireoidismo, quais são indicados e demais sugestões, acompanhe nossos outros conteúdos sobre hipotireoidismo e doenças que afetam a tireoide.

Imagens: opas.org.br / institucional.confianca.com.br