Chá de Hibisco e Hipotireoidismo e Tireoide: Quem tem pode tomar?

Chá de hibisco e hipotireoidismo pode tomar

Saber se pode tomar chá de hibisco nos casos de hipotireoidismo é uma das dúvidas mais comuns nos casos das pessoas que sofrem dessa doença. Para esclarecê-la de uma vez e ainda saber quais são os alimentos mais indicados, confira nosso artigo.

Quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco?

Sim, pessoas que têm hipotireoidismo podem tomar chá de hibisco, desde que em quantidades moderadas. O hibisco é recomendado, pois essa planta é uma das que aceleram o metabolismo, ajudando a combater naturalmente os sintomas do hipotireoidismo. Não é por acaso que o chá de hibisco também é um grande aliado do emagrecimento e também possui função diurética, contribuindo para a limpeza dos rins e eliminação de uma série de toxinas acumuladas no organismo.

Outros chás indicados para quem tem hipotireoidismo

Quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco e também deve consumir outras opções de chá que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo. Esses chás são:

Chá de gengibre

O gengibre é outro dos itens mais recomendados para quem deseja prevenir ou tratar os quadros de hipotireoidismo de forma natural. Essa raiz, além de estimular o metabolismo, ainda ajuda na digestão e traz efeitos altamente benéficos para o sistema imunológico.

Chá de dente de leão

Quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco e também aqueles preparados com dente de leão. O motivo é que essa planta, além de conter propriedades diuréticas, é capaz de melhorar o metabolismo e também ajuda no emagrecimento natural.

Chá de pimenta caiena

Devido ao efeito positivo no metabolismo, o chá de pimenta caiena é indicado para quem precisa elevar o desempenho da tireoide e emagrecer. Além do consumo do chá, a pimenta caiena também pode ser usada no preparo de alimentos (sopas, refogados, peixes, carnes etc.).

Chá verde

Pessoas com hipotireoidismo podem tomar chá de hibisco, mas também é possível usufruir dos benefícios do chá verde para o metabolismo, emagrecimento e desintoxicação do corpo (especialmente rins e fígado).

No caso de todos esses chás, o consumo indicado é de 1 xícara por dia. Já para pessoas que desejam efeitos mais rápidos, é possível consumir de 2 a 3 xícaras desses chás por dia pelo período de uma semana, interromper o consumo por 15 dias e retomar em seguida por apenas uma semana.

Vale ressaltar que, pessoas que sofrem com qualquer tipo de problema de saúde ou que façam uso contínuo de medicamentos devem consultar o médico antes de consumir esses e outros tipos de chás com maior regularidade.

 

Os 10 melhores alimentos para acelerar o metabolismo

Depois de saber que quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco, também é preciso ter anotados os alimentos mais indicados para acelerar o metabolismo e cuidar do cardápio semanal para manter o equilíbrio dos hormônios da tireoide. Vejamos quais são esses alimentos:

1 – Amêndoas

2 – Lentilhas

3 – Iogurte natural

4 – Kefir

5 – Brócolis cozido

6 – Óleo de coco

7 – Abacate

8 – Aveia

9 – Arroz integral

10 – Clara de ovo

Os 25 piores alimentos para o metabolismo

Quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco, mas também é preciso evitar os alimentos que prejudicam o metabolismo. Esses alimentos são:

1 – Sucos industrializados

2 – Bebidas alcoólicas

3 – Refrigerantes

4 – Bacon

5 – Mortadela

6 – Presunto

7 – Salame

8 – Linguiças embutidas

9 – Arroz branco

10 – Pão branco

11 – Macarrão tradicional

12 – Doces em geral

13 – Maionese

14 – Ketchup

15 – Pizza

16 – Lasanha

17 – Nhoque

18 – Tortas doces ou salgadas preparadas com farinha de trigo

19 – Óleos vegetais processados (granola, soja, milho etc.)

20 – Bolachas recheadas

21 – Carnes gordurosas

22 – Frituras em geral

23 – Salgadinhos industrializados

24 – Temperos industrializados

25 – Alimentos com alta concentração de sódio

Como estimular o metabolismo?

Chá de hibisco e hipotireoidismo pode tomar

Além de conhecer os melhores e piores alimentos para o metabolismo e também ter certeza de que quem sofre com hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco é necessário ver outras formas de aumentar o desempenho do sistema metabólico e consequentemente melhorar o nível de hormônios da tireoide. Vamos ver quais são essas estratégias:

Dormir bem

É impossível manter o equilíbrio dos hormônios da tireoide sem dormir bem. Aliás, toda saúde hormonal fica prejudicada com noites de sono mal dormidas. Dormir 8 horas todas as noites é fundamental para manter o sistema endócrino e o metabolismo funcionando bem. Inclusive, noites de sono revigorantes também contribuem para o emagrecimento natural e bom desempenho das defesas imunológicas.

Além de dormir 8 horas todas as noites, para garantir a qualidade do sono é necessário definir horários fixos para deitar e levantar, fazendo que o corpo entre em um ritmo natural de descanso e renovação das energias. Para quem tem dificuldades para dormir, uma maneira natural de ter uma boa noite de sono é ingerir chás relaxantes 30 minutos a 1 hora antes de deitar. Os chás mais indicados são: camomila, capim-cidreira, jasmim, valeriana e erva-doce.

Ter uma atividade física

A prática constante de exercícios físicos é essencial para melhorar o desempenho do metabolismo. Logo, mesmo sabendo que quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco, essa bebida não apresenta efeitos tão positivos para pessoas que têm uma vida sedentária.

Movimentar o corpo e estimular a liberação de importantes substâncias é o primeiro passo para aumentar a saúde da tireoide e também obter uma série de outros benefícios como perda de peso, controle do diabetes, prevenção do colesterol, combate à hipertensão etc.

Ingerir suplementos

Os problemas no metabolismo muitas vezes podem estar associados à carência de determinados tipos de vitaminas e minerais que não são 100% absorvidos por meio da alimentação, tais como selênio, magnésio etc. Nesses casos, além de confirmar que quem sofre de hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco, o uso de suplementos é uma forma de repor os níveis de substâncias benéficas para a saúde da tireoide, capazes de equilibrar a produção de hormônios da glândula.

Depois de esclarecer se quem tem hipotireoidismo pode tomar chá de hibisco, agora confira nossos outros artigos sobre como manter a saúde da tireoide nos mais diversos casos (hipotireoidismo, hipertireoidismo etc.).