27 Alimentos Para Quem Tem Hipotireoidismo e devem ser consumidos

alimentos para quem tem hipotireoidismo

A lista de alimentos para quem tem hipotireoidismo é o ponto de partida para organizar a alimentação diária que tem por objetivo prevenir e tratar naturalmente esse problema relacionado à tireoide. Para saber quais são os alimentos indicados, como consumi-los no dia a dia e outras dicas quanto aos cuidados dessa importante glândula, confira nosso artigo.

Alimentos para quem tem hipotireoidismo

Os alimentos para quem tem hipotireoidismo devem possuir boas quantidades de iodo, zinco, selênio ou ômega 3, já que eles funcionam como carros-chefes para a produção dos hormônios tireoidianos. Anote agora quais são os alimentos mais indicados para quem sofre de hipotireoidismo:

  1.  Salmão
  2.  Sardinha
  3.  Atum
  4.  Bacalhau
  5.  Camarão
  6.  Frutos do mar
  7.  Algas marinhas
  8.  Ovo
  9.  Quinoa
  10.  Carne vermelha
  11. Laranja
  12.  Castanha-do-pará
  13. Abacate
  14.  Óleo de coco
  15. Coco fresco ralado
  16. Manteiga (excluir a margarina)
  17.  Sal com iodo
  18.  Caldo de osso (rico em tutano)
  19.  Frango
  20.  Feijão
  21.  Sementes de girassol
  22. Sementes de abóbora
  23. Ostras
  24. Aveia
  25. Amêndoas
  26. Linhaça
  27.  Batatas rústicas assadas

O ideal é inserir todos esses alimentos no cardápio semanal, mas sem tantos exageros, para não gerar uma produção excessiva de hormônios. O simples fato de consumir esses alimentos de forma moderada e frequente já beneficia a tireoide e ainda fornece muito mais nutrientes e energia para o organismo.

Alimentos para quem tem hipotireoidismo – como preparar?

Além de ver os alimentos para quem tem hipotireoidismo é preciso saber como prepará-los no dia a dia de forma que eles tornem a alimentação ainda mais saudável. Veja abaixo quais são as dicas:

Sementes de girassol e de abóbora

Essas sementes podem ser levemente torradas numa frigideira antiaderente e logo depois usadas no tempero de saladas e salpicadas por cima do arroz. Esse simples hábito deve ser adotado em pelo menos uma das refeições do dia.

Peixes

Os peixes contidos na lista de alimentos para quem tem hipotireoidismo devem ser um dos itens mais presentes no cardápio. Eles devem ser consumidos sempre em molho, grelhados, assados ou preparados com pouquíssimo óleo (dar preferência para o azeite extravirgem ou óleo de coco). Outra recomendação para quem tem hipotireoidismo é consumir mais peixes que carnes vermelhas ou frango.

Aveia

A aveia, além de ser utilizada no preparo de vitaminas, shakes, saladas de fruta etc., deve ser usada para fazer bolos, pães, tortas, hambúrguer vegetariano etc.

Amêndoas e castanhas-do-pará

Esses itens podem ser utilizados nas principais refeições e em pequenos lanches durante o dia. Para ganhar ainda mais praticidade, uma dica é usar as farinhas de amêndoas e castanha-do-pará no preparo de bolos, pães, shakes e demais pratos do dia a dia.

Óleo de coco

No lugar dos óleos de soja, milho etc., o ideal é adotar o consumo de óleo de coco na maioria dos dias da semana. Esse óleo saudável pode ser usado no preparo de peixes grelhados, legumes ou carnes refogadas, regar saladas, passar no pão (em substituição da manteiga ou margarina) etc. O consumo diário de óleo de coco deve ser de, no máximo, 3 colheres (sopa) e esse é um dos alimentos para quem tem hipotireoidismo e também para quem quer emagrecer.

Abacate

Sobre os alimentos para quem tem hipotireoidismo, muito além de usar o abacate no preparo de vitaminas, o recomendado é que essa fruta esteja mais presente no cardápio do dia a dia. Algumas sugestões de preparo são:

  • “maionese” de abacate;
  • Abacate recheado com queijo cottage;
  • Sopa fria de tomate e abacate;
  • Macarrão integral com molho de abacate e manjericão;
  • Pão integral com tomate e abacate;
  • Creme de abacate com iogurte natural;
  • Creme de abacate com frutas vermelhas;
  • Creme de abacate com hortelã;
  • Creme de abacate com nozes;
  • Salada de abacate com folhas verdes, manga e nozes;
  • Salada de alface americana com abacate.

Suco natural de laranja

Quanto aos alimentos para quem tem hipotireoidismo, no dia a dia, priorize o consumo de suco natural de laranja e evite aqueles de caixinha, já que eles contêm muitos conservantes. Outra opção é chupar uma laranja após uma das principais refeições.

Coco fresco ralado

Entre os alimentos para quem tem hipotireoidismo, outra dica é usar coco fresco ralado para salpicar nas frutas, misturar com iogurte ou usar no preparo de vitaminas. Além de ter um alto poder nutritivo, esse ingrediente deixa as refeições ainda mais saborosas.

Caldo de osso

Além de ser um dos alimentos para quem tem hipotireoidismo mais indicados, o caldo de osso, por ser rico em vitaminas e minerais, oferece uma série de outros benefícios para a saúde:

  • Favorece o sistema digestivo;
  • Combate inflamações;
  • Emagrece;
  • Estimula as funções cerebrais;
  • Melhora o sono.

Esse caldo também pode ser utilizado no preparo de sopas e molhos.

Dicas para a saúde da tireoide

Alimentos para quem tem hipotireoidismo

Além de saber quais são e como preparar os alimentos para quem tem hipotireoidismo, anote essas recomendações para a saúde da tireoide:

Uso de suplementos

Desde que autorizado pelo médico, em alguns casos o tratamento para hipotireoidismo envolve uso de suplementos vitamínicos e minerais. Para isso, é necessário acompanhar os resultados dos exames e verificar com o médico a dosagem ideal de acordo com cada caso.

Ter uma atividade física

O equilíbrio dos hormônios tireoidianos depende muito de vencer o sedentarismo. Portanto, além de ingerir os alimentos para quem tem hipotireoidismo é preciso praticar exercícios físicos de forma regular, o que contribui para gerar uma agradável sensação de bem-estar físico e mental.

Consumir alimentos orgânicos

Para que a tireoide e o organismo como um todo sejam beneficiados, dentro do possível, opte pelo consumo de alimentos para quem tem hipotireoidismo que sejam orgânicos, principalmente no que se refere às verduras, frutas e legumes. Por não conter agrotóxicos e demais elementos químicos que prejudicam a saúde, esses alimentos funcionam como grandes aliados do equilíbrio hormonal.

Fazer exames regularmente

Além de ingerir os alimentos para quem tem hipotireoidismo, pessoas que sofrem desse problema devem fazer exames de sangue com frequência para verificar os níveis de T3, T4 e TSH no sangue, fazendo adequações no tratamento sempre que seja necessário.

Anotou todos os alimentos para quem tem hipotireoidismo? Coloque-os no seu cardápio ainda essa semana e veja nossas outras dicas para o equilíbrio da glândula tireoide e a saúde do organismo como um todo.

Imagens: tuasaude.com / saludconsultas.com