25 Alimentos para Quem Tem HIPERTIREOIDISMO que devem ser consumidos

Alimentos para quem tem hipertireoidismo

A relação de alimentos para quem tem hipertireoidismo é o passo inicial para o tratamento dessa doença caracterizada pela alta produção dos hormônios da tireoide. Para saber quais são esses alimentos, como consumi-los no dia a dia e demais dicas para manter a tireoide funcionando bem, confira nosso artigo.

Alimentos para quem tem hipertireoidismo

Anote todos esses alimentos para quem tem hipertireoidismo. Eles funcionam como ponto de partida para tratar o problema de forma natural e evitar uso exagerado de medicamentos.

  1. Pão de trigo tradicional
  2. Pão de centeio
  3.  Arroz tradicional
  4.  Aveia
  5. Manteiga de amendoim
  6. Melão
  7. Limão
  8. Ameixa
  9. Laranja
  10. Uva
  11. Nozes
  12. Endívias
  13. Batata
  14. Aspargos
  15. Cebola
  16. Rabanete
  17. Cenoura
  18. Repolho
  19. Couve-manteiga
  20.  Couve-flor
  21. Brócolis
  22. Carne bovina magra
  23. Carne suína magra
  24. Peixes de água doce (dourado, carpa, traíra, piava)
  25. Peru

A lista de alimentos para quem tem hipertireoidismo considera principalmente o seguinte fator: inibir a absorção de iodo pelo organismo. O motivo é que o iodo é a principal substância responsável pela produção dos hormônios tireoidianos. Logo, reduzir esse elemento no organismo, favorece o equilíbrio da tireoide nos casos de pessoas que sofrem de hipertireoidismo.

Quais alimentos devem ser evitados?

Além de saber os alimentos para quem tem hipertireoidismo, é essencial anotar também aqueles que devem ser evitados:

  • Sal fortificado com iodo
  • Café
  • Refrigerantes de cola (Pepsi, Coca-Cola etc.)
  • Chá mate
  • Bebidas energéticas
  • Soja e seus derivados
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas
  • Alimentos industrializados (cereais de caixa, embutidos, enlatados, defumados e molhos prontos)
  • Frutos do mar
  • Peixes (cavala, bacalhau, salmão, pescada, atum e linguado)
  • Camarão
  • Bacon
  • Fígado
  • Ovo
  • Frango
  • Espinafre
  • Banana
  • Frutas secas
  • Óleo de coco
  • Azeite de dendê
  • Amendoim salgado
  • Chocolate
  • Cerveja
  • Carnes gordurosas
  • Laticínios

Todos esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação nos casos de pessoas que sofrem de hipertireoidismo.

Como consumir alimentos para quem tem hipertireoidismo?

Alimentos para quem tem hipertireoidismo

Todos esses alimentos para quem tem hipertireoidismo devem ser inseridos no cardápio do dia a dia de forma frequente, mas em quantidades moderadas, prevenindo uma queda muito brusca nos níveis de iodo e demais substâncias no organismo.

Peixes de água doce

Com relação aos alimentos para quem tem hipertireoidismo, os peixes de água doce devem ser grelhados, assados ou cozidos (feitos em molho). Não é indicado consumir peixes fritos devido à grande quantidade de gordura. Os peixes de água salgada devem ser evitados porque eles contêm grande quantidade de iodo e prejudicam o quadro de quem sofre com hipotireoidismo.

Nozes

As nozes, além de estarem entre os alimentos para quem tem hipertireoidismo, proporcionam diversos outros benefícios para a saúde, sendo que um deles é o estímulo às funções cerebrais. A dica para consumi-las é usar nozes no preparo de saladas, salpicar no arroz pronto pequenos pedaços de nozes e também no preparo de pães e bolos.

Brócolis

Para quem sofre de hipertireoidismo, ao consumir brócolis, o ideal é que ele não seja tão cozido. O ponto ideal é al dente, pois quando esse vegetal fica muito tempo cozinhando, ele perde as substâncias que bloqueiam a absorção de iodo pelo organismo. A mesma regra vale para o cozimento da couve-flor.

Rabanete e repolho crus

Entre os alimentos para quem tem hipertireoidismo, o rabanete e o repolho devem ser consumidos crus, em saladas. Somente dessa forma é possível manter as substâncias inibidoras do iodo e usufruir os benefícios que esses alimentos oferecem para o equilíbrio da tireoide.

Aveia

Além de ser consumida com frutas, em vitaminas e shakes, a aveia, um dos alimentos para quem tem hipertireoidismo, deve ser amplamente utilizada no preparo de receitas vegetarianas, pães, bolos, biscoitos etc. Além de fazer bem às pessoas que sofrem com hipertireoidismo, por ser rica em fibras, ela contribui para o equilíbrio do peso e bom funcionamento do intestino.

Melão, limão, ameixa, laranja e uva

Todas essas frutas que integram a lista dos alimentos para quem tem hipertireoidismo devem ser consumidas in natura e também no preparo de sucos frescos. Inclusive, ingerir esses sucos em jejum é uma excelente opção para começar o dia com mais energia e repleto de nutrientes. Outra dica é usar essas frutas misturadas com saladas de folhas e demais vegetais. Isso torna as refeições ainda mais saborosas, nutritivas (e coloridas).

Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim, outro dos alimentos para quem tem hipertireoidismo, deve ser consumida sempre pela manhã, já que ela oferece uma grande quantidade de energia. Perfeita para começar o dia. O recomendado é usar essa manteiga no preparo de tapioca ou para passar no pão integral, sem exagerar, pois quando em excesso, a manteiga de amendoim provoca o aumento do peso.

Suco de couve-manteiga com limão

A couve é um dos alimentos para quem tem hipertireoidismo mais indicados , já que ela atua como uma grande inibidora do excesso de iodo. Por isso, para quem sofre com esse problema, é recomendado preparar sucos frescos com couve-manteiga e limão e beber no café da manhã. Além de contribuir para o equilíbrio da tireoide, essa combinação de couve com limão oferece uma série de outros benefícios para a saúde, incluindo a desintoxicação dos rins e do fígado.

Outras dicas para manter a saúde da tireoide

Dormir bem

O sono de qualidade, juntamente com a alimentação, é um dos grandes aliados da saúde da tireoide e do equilíbrio hormonal como um todo. Principalmente nos casos de quem sofre de hipertireoidismo, essa necessidade de dormir bem é ainda maior. Uma dica para tornar a noite de sono mais revigorante é ingerir chás relaxantes (camomila, erva-doce, capim-cidreira etc.).

Hidratar o corpo

Manter o corpo bem hidratado ao consumir água pura, sucos, chás, água de coco etc. é outra medida essencial para a saúde da tireoide. O organismo bem hidratado beneficia o funcionamento de todos os órgãos, renovação das células e reforça as defesas imunológicas.

Anotou todos os alimentos para quem tem hipertireoidismo? Insira-os no seu cardápio quanto antes e confira nossos demais conteúdos para que você tenha ainda mais saúde e qualidade de vida.